Representantes da Sociedade Civil e do Governo dos territórios de Itaparica e Semiárido Nordeste II se reuniram na Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), entre os dias 28 e 29 de agosto, no município de Nova Glória, onde discutiram assuntos relevantes voltados a essa política pública.
O Território Semiárido Nordeste II esteve presente com os delegados eleitos a partir das reuniões ampliadas de SAN realizadas nos diversos municípios. A sociedade civil esteve representada por agricultores familiares, STR, ARCAS, AECFARCIDA, associações, Pastoral da Criança, além de representantes do Poder Público.
A programação serviu como etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN), que acontecerá, em Salvador, entre 17 e 19 de outubro, com tema: “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”.
Além de refletir sobre questões relacionadas à insegurança alimentar e nutricional da população dos Territórios a Conferência Territorial identificou os desafios e elegeu propostas para a superação dela através do fortalecimento de políticas de soberania alimentar.
O evento contou ainda com a escolha de representantes do poder público e da sociedade civil, que participarão da 6ª CESAN, em Salvador.
A ação foi realizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN).