REUNIÃO VIRTUAL COM REPRESENTANTES DE BANZAÊ ENCERRA PRIMEIRA RODADA DE ARTICULAÇÃO COM PARCEIROS DO ATER MULHER

Reunião virtual com representantes de Banzaê encerra primeira rodada de articulação com parceiros do Ater Mulher

Por Lílian Symaia* – Atendendo a reivindicações de movimentos sociais, cujas demandas foram sinalizadas pelas mulheres rurais na Conferência de Assistência e Extensão Rural, realizada na Bahia em 2016, e nos Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Bahiater, criou um projeto de Assistência Técnica e de Extensão Rural, com foco nas mulheres rurais. O Ater Mulher foi possível, através da Chamada Pública Ater para Mulheres Rurais SDR/Bahiater Nº 002/2018, e visa melhorar as condições de vida das mulheres do campo, ofertando um serviço qualificado, que incorpore a agroecologia e trabalhe a sustentabilidade das Unidades Produtivas Familiares (UPF).
No território do Semiárido Nordeste II, a execução do projeto ficou sob a responsabilidade da Associação Regional de Convivência Apropriada (ARCAS), vencedora da chamada pública. O Ater Mulher atuará em seis municípios do Território Semiárido Nordeste II: Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Heliópolis, Jeremoabo e Ribeira do Pombal, e será executado através de uma equipe formada exclusivamente por mulheres. A fim de apresentar o projeto, bem como articular parcerias para fortalecer os resultados do Ater Mulher nos municípios contemplados, a equipe realizou reuniões virtuais durante toda a semana. Na sexta-feira, 29, a primeira roda de atividade com parceiros foi encerrada com Banzaê. Além de representantes de órgãos governamentais, participaram da programação lideranças políticas e comunitárias. Na oportunidade, o Presidente da Arcas, José dos Santos Neto, conhecido como Zé Pequeno, disse que o Ater Mulher é um projeto inovador que quer somar com outras iniciativas. “Queremos fazer mais pelas famílias, pelas mulheres desses municípios. A Arcas está sempre à disposição para trabalhar juntos com parcerias que também pensam em ações que deem visibilidade às mulheres rurais, que coloquem a mulher do campo como protagonista. Queremos estimular a igualdade entre homens e mulheres, reconhecendo as habilidades e capacidades das mulheres para atuarem nos processos produtivos”.
A técnica de acompanhamento no município de Banzaê é Joseane Dantas. Durante a atividade, Joseane destacou que todos os cuidados contra a contaminação do novo Coronavírus serão garantidos quando se fizer necessária a vista às comunidades. Ela também reforçou a importância das parcerias para o Ater Mulher. “Existem dados que afirmam que na agricultura familiar apenas 30% das mulheres tem acesso à terra em nome delas; apenas 10% tiveram acesso a crédito e apenas 5% à Assistência técnica. Serão 90 famílias assistidas em cada município. Temos nas mãos a oportunidade de mudar dados. Ao final de três anos de execução prevista do projeto, queremos que as comunidades sejam transformadas e contamos com as parcerias para maximizar esses resultados”.
Na avaliação dos participantes, o encontro foi importante e esclarecedor. Pessoas como dona Edneuza Macedo de Jesus, do quilombo Maria Preta, apostam nos resultados que o projeto pretende alcançar. “Estou muito feliz por minha comunidade ser contemplada por esse projeto. Trará muitas coisas boas para gente. Nossa expectativa é muito grande no sentido de que esse projeto nos fortaleça ainda mais”.

A equipe Ater Mulher Semiárido Nordeste II está assim composta: Thaís Nascimento Meneses (Coordenadora Geral); Helaine Benevides do Nascimento (Coordenadora Pedagógca); Fernanda Silva Oliveira (Administrativo); Joseane Dantas de Santana (Técnica de Banzaê); Lucicleide Dantas de Santana (Técnica de Cipó); Maria de Fátima Santana Cruz (Técnica de Ribeira do Pombal); Maria de Jesus Andrade (Técnica de Cícero Dantas); Stela Lima do Nascimento Jesus (Técnica de Jeremoabo); Valéria Rodrigues Souza (Técnica de Heliópolis); e Lílian Symaia Lima Silva (Comunicadora). O projeto é executado através da Arcas, que tem como Presidente José dos Santos Neto.

Adicione o texto do seu título aqui

Reunião virtual com representantes de Banzaê encerra primeira rodada de articulação com parceiros do Ater Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *