PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS CONTEMPLARÁ 589 FAMÍLIAS NO TERRITÓRIO SEMIÁRIDO NORDESTE II

O Programa Um Milhão de Cisternas, desenvolvido pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), contemplará 589 famílias no Território Semiárido Nordeste II. A ação, que é financiada pelo Governo Federal, e está sendo executada através da Associação Regional de Convivência Apropriada com o Semiárido (ARCAS), em parceria com a Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC), tem como objetivo promover o acesso à água de qualidade para a população que vive em áreas rurais do semiárido nordestino.


Diversas comunidades sofrem com a escassez de água, o que dificulta e compromete a qualidade de vida dos moradores. O Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido um Milhão de Cisternas Rurais surge como uma solução para esse problema, oferecendo uma forma sustentável e eficiente de armazenamento de água através de cisternas de água de beber.


As cisternas construídas pelo programa têm capacidade para armazenar até 16 mil litros de água, o suficiente para atender as necessidades básicas de uma família com seis pessoas por cerca de oito meses. Além da construção das cisternas, o programa também promove a capacitação de GRH – Gerenciamento de Recursos Hídricos das famílias beneficiadas nos municípios de Adustina, Euclides da Cunha, Jeremoabo e Pedro Alexandre, por meio de cursos e oficinas sobre gestão da água, produção de alimentos e técnicas de convivência com o semiárido. Essas atividades têm o objetivo de promover a autonomia das famílias, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar na região.


“Essa iniciativa tem um impacto significativo na vida das famílias beneficiadas, permitindo que elas tenham acesso a água de qualidade e condições para investir em atividades produtivas. Além disso, o programa contribui para a preservação do meio ambiente, ao promover o uso sustentável dos recursos hídricos e a convivência harmoniosa com o clima e o semiárido nordestino”, destacou o coordenador do Programa, o colaborador da ARCAS, Maedson Araújo.
No Semiárido Nordeste II, o programa conta ainda com a atuação dos animadores Emerson Augusto e Lucicleide Dantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *