OFICINAS TEMÁTICAS E SEMINÁRIO MARCARAM O PRIMEIRO DIA DA IV FEIRA TERRITORIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

A IV Feira Territorial da Agricultura Familiar do Semiárido Nordeste II que aconteceu no Centro de Comercialização de Produtos Típicos em Cícero Dantas-Bahia, teve início no dia 23 de agosto. O evento não só celebra a diversidade da agricultura, mas também promove o debate e o aprendizado entre os participantes. O primeiro dia da feira, (23) foi marcado por uma programação que incluiu diversas oficinas temáticas realizadas simultaneamente em locais estratégicos próximos ao evento principal.

Um dos pontos altos do dia foi a realização o SEMINÁRIO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA NAS ELEIÇÕES, sediado no BNB Clube e mediado pela ARTICULAÇAO DE AGROECOLOGIA NA BAHIA (AABA). O objetivo primordial deste seminário foi fomentar um diálogo essencial sobre o futuro das políticas públicas destinadas à agricultura familiar, com ênfase na importância da agroecologia para o contexto regional. A mesa de debates contou com a presença do diretor da ARCAS, José dos Santos Neto, conhecido como Zé Pequeno, do Deputado Marcelino Galo, além dos representantes da AABA, Ana Dalva (MOC) e Eduardo Leite, mais conhecido como Caê (SASOP), que mediaram as discussões.

O Seminário foi a etapa Bahia da proposta conduzida pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) para dialogar e mostrar que existe sim um caminho possível para a construção e o fortalecimento das políticas públicas de futuro, com valorização da agricultura familiar camponesa, dos povos e comunidades tradicionais e da agroecologia. A campanha de mobilização busca fortalecer a defesa do meio ambiente e da soberania e segurança alimentar e nutricional, valorizando iniciativas da sociedade civil organizada e dando visibilidade às inúmeras experiências que existem em cada canto deste país.

Mais de dez organizações que fazem parte da AABA de todo o estado estiveram presentes no Seminário: ARCAS, CEDASB, MOC, FASE, SASOP, ISFA, AGENDHA, NÚCLEO RAÍZES DO SERTÃO- DA REDE POVOS DA MATA, COFASPI.

O momento contou ainda com a participação de Tiago Costa, Coordenador do Programa Bahia sem Fome, e demais representantes do Estado que também passaram pelo Seminário como o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso e Mazinho Carneiro, Superintendente da Agricultara Familiar.

Este encontro proporcionou uma reflexão profunda sobre os desafios e as oportunidades para o fortalecimento da agricultura sustentável na Bahia, a partir das perspectivas de diálogos com os representantes políticos presentes. Zé Pequeno destacou a relevância do evento, afirmando: “É fundamental discutirmos como podemos construir um futuro melhor através das políticas públicas que valorizem nossa agricultura familiar e a agroecologia. Este seminário foi um passo importante nesse caminho.”

As discussões e debate das bandeiras de lutas são fundamentais para a construção das políticas de futuro, já que o processo eleitoral é o momento de promovermos o debate junto às candidaturas com toda diversidade de identidade, potencialidades, cores e lutas de nosso povo!

Outras oficinas técnicas também ocorreram na programação do primeiro dia abrangendo temáticas diversificadas essenciais para os agricultores/as e interessados na área. Entre elas, destacaram-se a oficina sobre CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA, ministrada por Carlos Melos, e a OFICINA DE MANEJO SANITÁRIO E PADRÃO RACIAL DE CAPRINOS E OVINOS, conduzida pelo Médico Veterinário José Dantas Limma Neto, parceria com o SEBRAE.

Em parceria com o CONSEA-BA, OFICINA SOBRE ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO SISTEMA DE SEGURANAÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL com participação de diversos municípios do território. A Oficina instrumentalizou a equipe técnica dos municípios e sociedade civil a encaminhar o processo de adesão deste município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, apresentando, para tanto, perante a Secretaria Executiva do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia.

Outra oficina que ocorreu da Feira em parceria com A SUAF/SDR foi a oficina Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar – SIPAF para os empreendimentos da Bahia, que foi ministrada por Luiz Campo da SUAF e teve como objetivo promover os produtos de origem da agricultura familiar, conferindo a esses uma identificação própria que valorize o modo de produção familiar e as vantagens do uso do Selo da Agricultura Familiar para os empreendimentos da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *