EM VISITA À ARCAS, SUPERINTENDENTE DA SUAF CONHECE EXPERIÊNCIAS COM SEMENTES CRIOULAS NOS MUNICÍPIOS DE CÍCERO DANTAS, FÁTIMA E HELIÓPOLIS

Na última semana, o Superintendente da Agricultura Familiar (SUAF), Euzimar Cordeiro Carneiro, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), esteve nos municípios de Cícero Dantas, Fátima e Heliópolis, localizados no Território Semiárido Nordeste II, onde conheceu experiências com trabalho das sementes crioulas. “Estivemos nesses municípios conhecendo os processos produtivos, de armazenamento, conservação, preservação e resgate das sementes, realizado pela ARCAS no território. Saímos energizados para construir políticas a partir das necessidades do povo, objetivando a geração de renda, segurança e soberania alimentar e desenvolvimento rural. É perceptível a transformação que vem acontecendo no rural baiano a partir dos investimentos do Governo da Bahia, através da SDR, liderados pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo secretário Osni Cardoso. Aproveito para enaltecer o trabalho de ATER que vem sendo realizado pela Bahiater”, destacou Euzimar em suas redes sociais.

Para a Coordenadora de Projetos da ARCAS, Adriana Sá, foi um motivo de alegria saber que o Estado reconhece a importância de fortalecer as ações com SEMENTES CRIOULAS. “Entendemos que essa ação promove a soberania das famílias e comunidades guardiãs de sementes, gera segurança alimentar e nutricional das famílias e renda, ao tempo que preserva a diversidade e o patrimônio genético da Bahia. Continuemos comprometidos e firmes nessa parceria, que tem a missão de promover a biodiversidade, a produção de alimentos de verdade e que gera qualidade de vida”.

Durante a visita, foram realizados diversos bate-papos com agricultores familiares e representantes da ARCAS, onde foram discutidos os desafios enfrentados e as soluções possíveis para fortalecer a produção de sementes crioulas na região. Foi destacado o papel fundamental da agricultura familiar na preservação da biodiversidade e na promoção da agricultura sustentável.

Além disso, foram ressaltadas as iniciativas em andamento para fortalecer a produção de sementes crioulas, como a capacitação dos agricultores, a implantação de bancos de sementes, a criação de grupos de multiplicadores, entre outras ações. A parceria entre o Governo da Bahia, através da SDR, e a ARCAS foi elogiada como um exemplo de como a união de esforços pode trazer benefícios significativos para a agricultura familiar e para o desenvolvimento rural da região.

Segundo o Presidente da ARCAS, José dos Santos Neto, conhecido como Zé Pequeno, “a visita do Superintendente da SUAF foi um importante passo para fortalecer a parceria e para garantir que as políticas públicas estejam alinhadas com as necessidades e demandas dos agricultores familiares. O compromisso em promover a agricultura familiar, a segurança alimentar e a preservação da biodiversidade foi reafirmado, mostrando que juntos é possível construir um futuro mais sustentável e justo para todos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *