Nos dias 19 e 20 de outubro, foi a vez de Sambaibá, no município de Novo Triunfo, construir o Diagnóstico Comunitário Participativo, onde a comunidade se uniu de forma incrível, durante esses dois dias, traçando metas e planos . A atividade faz parte do Projeto Ater Bioma Caatinga, financiado pelo Governo da Bahia, e executado no município pela ARCAS.
A programação contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura, Jamilson Pereira; de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além do vereador Ninho que se juntou ao grupo na busca de soluções, representando o Poder Público.
A metodologia aplicada acendeu o interesse da comunidade na reativação da Associação, um passo crucial para ampliar as vozes da comunidade e oportunidades.
Na oportunidade, o colaborador da ARCAS, Vinícius Nobre, agradeceu a cada pessoa que participou desses dias produtivos. “Homens, mulheres e jovens, todos contribuíram para levantarmos os pontos positivos e negativos da comunidade e buscarmos melhorias juntos. O diálogo fluiu, ideias brilharam, e a colaboração se fortaleceu”.