ARCAS MARCA PRESENÇA NO PRIMEIRO ENCONTRO DE AGRICULTURA REGENERATIVA EM NOVA SOURE – BA

A ARCAS esteve presente no Primeiro Encontro de Agricultura Regenerativa de Nova Soure – BA, contribuindo para o fortalecimento da agroecologia e da agricultura familiar. O evento, que aconteceu, no Auditório Maria Diva, no último dia 19 de fevereiro, reuniu agricultores, técnicos e especialistas para o debate de práticas sustentáveis para o Semiárido.

A Presidente da ARCAS, Adriana Sá, ministrou a palestra “Semente Crioula é Vida”. Em sua apresentação, Adriana enfatizou a importância da preservação e do resgate das sementes crioulas, ressaltando como essas sementes são fundamentais para garantir a segurança alimentar, promover a autonomia dos agricultores e conservar a biodiversidade local.

Durante o encontro, a equipe acompanhou palestras sobre a importância das abelhas na agricultura (CODEVASF) e o cultivo de limão orgânico (ITACITRUS). Também participou do Curso de Agroecologia, ministrado por Daniel Dourado, que abordou temas como manejo ecológico do solo, adubação verde, consórcios agroecológicos e controle biológico de pragas e doenças.

No final da programação, no dia 20, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos discutidos ao visitarem a Fazenda Bella. Lá, puderam conhecer experiências agroecológicas em uma propriedade certificada como orgânica, reforçando a importância da prática no dia a dia dos agricultores.

O evento foi organizado pela agricultora Isabela, da Fazenda, Bella, que é uma propriedade com certificação orgânica, em parceira com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Bahiater.

 A ARCAS parabeniza todos os envolvidos na organização do evento, assim como os palestrantes e participantes que se dedicaram a compartilhar conhecimento e fortalecer o compromisso com uma agricultura mais sustentável em nosso território. Juntos, estamos construindo um futuro mais verde e consciente para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *