IV FEIRA TERRITORIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR DO SEMIÁRIDO NORDESTE II ACONTECERÁ NOS DIAS 23 E 24 DE AGOSTO DE 2024

A quarta edição da Feira Territorial da Agricultura Familiar já tem data definida. Realizada pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS) e parceiros, o evento acontecerá no Centro de Comercialização de Produtos Típicos do município de Cícero Dantas, na Bahia, nos dias 23 e 24 de agosto. Neste ano, o tema central da feira tratará sobre “SEMIÁRIDO QUE ALIMENTA: Sustentabilidade da produção ao consumo”.

O presidente da ARCAS, José dos Santos Neto, conhecido como Zé Pequeno, destacou a importância da feira para o desenvolvimento local e a valorização dos agricultores familiares. “A feira territorial é uma das maiores do estado da Bahia. Na perspectiva de reunir agricultores familiares, ela ganha destaque ao dar visibilidade às ações da agricultura familiar. Este evento é essencial para gerar renda, promover inovações e fortalecer a sustentabilidade econômica e ambiental da nossa região. É um espaço de troca de conhecimentos e experiências que impulsiona o desenvolvimento local e valoriza o trabalho dos nossos agricultores.”

A programação da feira também incluirá rodas de conversa sobre políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, além de debates sobre os desafios e as oportunidades do setor. Representantes de diversas entidades, incluindo órgãos governamentais e organizações não-governamentais, estarão presentes para discutir estratégias de apoio e incentivo aos agricultores familiares.

Zé Pequeno destacou a importância da união e do trabalho colaborativo para o sucesso do evento. “A feira é um momento de celebração do nosso trabalho e da nossa cultura, e também oportunidade de aproximação dos produtores com os consumidores, contribuem no fortalecimento da agricultura familiar. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável e próspero para nossa região”, destacou.

 A IV Feira Territorial da Agricultura Familiar promete ser um marco significativo para a comunidade de Cícero Dantas e região, com aproximadamente 200 expositores, o evento reforçar a importância da agricultura familiar como pilar essencial para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do semiárido baiano.

Em 2023, a III Feira Territorial da Agricultura Familiar do Semiárido Nordeste II, realizada no dia 07 de outubro, foi um grande sucesso. O evento contou com a participação de mais de 170 famílias agricultoras, acompanhadas pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS). Os agricultores expuseram e comercializaram suas produções na feira, mostrando a diversidade e riqueza dos produtos que vão desde alimentos agroecológicos e sobremesas feitas com frutos da Caatinga até artesanatos e animais.

Adriana Sá, Coordenadora de Projetos da ARCAS, relembra o impacto positivo da feira em 2023: “A programação atraiu cerca de 2.000 pessoas, demonstrando o interesse crescente da comunidade na agricultura familiar e nos produtos saudáveis e sustentáveis do semiárido; é uma outra economia que é visibilizada nesse encontro do campo com a cidade Foi um encontro rico e diversificado que  refletiu a riqueza do semiárido baiano e a capacidade dos agricultores/as de inovar e adaptar suas práticas para garantir a sustentabilidade e a segurança alimentar”.

O evento de 2023 deixou uma marca significativa na comunidade, e a expectativa é que a IV Feira Territorial da Agricultura Familiar, que acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto de 2024, em Cícero Dantas, seja ainda maior, reunindo mais participantes e ampliando o impacto positivo na região.

1 comentário em “IV FEIRA TERRITORIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR DO SEMIÁRIDO NORDESTE II ACONTECERÁ NOS DIAS 23 E 24 DE AGOSTO DE 2024”

  1. Ana Maria Pereira Gonçalves

    A Arcas está de parabéns,pois faz um excelente trabalho,além de acolher cada expositor e família com todo carinho e simpatia. Agradeço a Arcas por tudo que tem feito por nós. Parabéns e que vocês brilhem cada vez mais,a cada feira vocês possam ampliar cada vez mais,pois vocês merecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *